ENSINO

Ministério da Defesa realiza Reunião Técnica de Interação de Ensino

A primeira do ano teve a finalidade de debater temas relevantes relacionados ao Ensino Militar
Publicada em: 19/05/2023 13:54
Imprimir
Fonte: UNIFA, por Tenente Pollyana
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielle Varela

A 1ª Reunião Técnica de Interação de Ensino 2023 (RTIE), realizada pelo Ministério da Defesa (MD), ocorreu no dia 10/05 na Universidade da Forca Aérea (UNIFA), no Rio de Janeiro. O evento teve a finalidade de debater temas relevantes relacionados ao Ensino Militar, os quais serão posteriormente discutidos por ocasião da Reunião de Gestores para Interação de Ensino.

Na cerimônia de abertura foi apresentado um vídeo de boas-vindas do Comandante e Reitor da UNIFA, Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar. Em seguida falaram o Vice-Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Brigadeiro do Ar José Augusto Peçanha Camilo, e o Vice-Reitor da Universidade da Força Aérea, Coronel Aviador Marcelo Celso Mendonça Bessa.

Para o Vice-Chefe de Educação e Cultura do EMCFA, a intenção com o evento é passar em todas as escolas para que cada uma consiga ter a oportunidade de conhecer o trabalho do Ministério da Defesa. “Temos a única e exclusiva responsabilidade de capturar as necessidades e formalizá-las em diretrizes de maneira que facilitem no atingimento dos objetivos que já foram definidos para todos nós. Essa oportunidade que estamos tendo hoje entendemos como um momento valioso para capturar ideias. Vamos nos posicionar, interagir e colocar nossas experiências. É essa diversidade que traz a riqueza para o debate e construção do conhecimento”, finalizou.

“Vivemos em um mundo dinâmico e complexo. Portanto, a educação também precisa estar em constante evolução. É nosso dever como educadores, instrutores, docentes, profissionais e militares, nos mantermos atualizados e abertos a novas formas de ensinar. Este evento é uma oportunidade única para conectarmos, para trocar experiências, aprimorar nossas metodologias e, porque não, também nossas habilidades”, ressaltou o Vice-Reitor, Coronel Bessa.

Durante o evento, ainda, foram apresentados temas diversificados, tais como: a reestruturação do Curso de Estado-Maior Conjunto; a jornada de EAD na Escola Superior de Guerra (ESD); os desafios da formação militar na contemporaneidade; formação e capacitação de instrutores; o potencial das neurociências como uma ferramenta para apoiar o ensino militar; e a capacitação como fator de liderança militar.

Ao final dessa jornada de apresentações, foi aberto um momento para discussões, deliberações e sugestões. Os presentes tiveram a oportunidade de se manifestarem com o propósito de oferecerem colaborações do produto final do evento, materializado em uma Ata de Intenções para abordagem futura de temas de interesse do Ensino Militar no âmbito do Ministério da Defesa.

Fotos: Suboficial Alexsander e Soldado Mascarenhas / UNIFA

imagens/original/45485/img1_MD.jpg
imagens/original/45485/img6_MD.jpg
imagens/original/45485/img9_MD.jpg